sábado, 9 de fevereiro de 2013

Como economizar combustível: dicas práticas para seu carro rodar mais

É física pura: para seu carro rodar mais, é preciso diminuir a resistência do ar, o atrito com o solo e respeitar as leis da mecânica. E, claro, ter talento no volante. Feche as Janelas Andar com as janelas abertas não é recomendável, principalmente na estrada. Em alta velocidade, acima dos 80 km/h, elas permitem a entradas do ar e aumentam a resistência aerodinâmica. Em velocidade constante, o acréscimo do consumo chega a 10%. Devagar e Sempre Na estrada, mais de 50% da energia gasta para mover o veículo é usada na superação do arrasto aerodinâmico. Ao meter o pé no acelerador, você aumenta a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível. Sobe e Desce Para economizar nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não pisar forte no meio do caminho. Nas descidas, desça engrenado. Ao contrário do que se diz, é mais econômico que o ponto morto. Ás no Volante Evite arrancadas e freadas bruscas. Isso exige mais do motor. Sempre que possível, passe a marcha mais alta: a marcha errada aumenta o consumo em 30%. Dois aplicativos do iphone ajudam a medir suas aceleradas e avisam do gasto de gasolina: GreenMeter e DriveGain. Roda, Roda, Roda Pneus descalibrados aumentam a área da roda em contato com o asfalto. Quanto maior a resistência ao rolamento, maior o gasto de combustível. Pneus de baixa resistência ao rolamento, os chamados “verdes”, gastam até 10% menos. Calibre-os quando abastecer. Faça a Faxina Não viaje com excesso de carga. Quanto mais pesado o veículo, mais energia você gasta para acelerar. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo. Isso inclui excesso de tranqueira no rack sobre o carro. Ao aumentar a área frontal, você reduz a velocidade aerodinâmica do veículo. Os fatores que mais desperdiçam combustível* • Pneus Murchos (17,8% a mais de gasto) • Excesso de Peso (10,8%) • Janelas Abertas (9,3%) • Velas Gastas (7,5%) • Filtro de Ar Entupido (6,2%) • Rodas no ponto morto (5,2%) *Centro de Pesquisa da Petrobras - Cenpes Fonte: Revista Superinteressante.

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